quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Especialista comenta sobre dieta alimentar dos brasileiros


   Brasília, DF ... [ASN] O que se deduzia agora tem comprovação estatística. O brasileiro, em média, não tem hábitos alimentares tão saudáveis quanto se supunha. Uma pesquisa ampla realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou uma radiografia do consumo alimentar em 13.569 domicílios selecionados . O trabalho chamado Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil foi realizado em parceria com o Ministério da Saúde.
Alguns dados chamam a atenção. Verificou-se, por exemplo, que a ingestão diária de frutas, legumes e verduras está abaixo dos níveis recomendados pelo Ministério da Saúde para mais de 90% da população. No que diz respeito ao consumo inadequado, os números mostram que 82% dos entrevistados consomem excesso de gorduras saturadas e 61% açúcar. Um percentual de 68% demonstra em sua alimentação escassez de fibras. A pesquisa apurou, ainda, os hábitos alimentares fora de casa. Sobre o percentual de consumo fora do domicílio, em relação ao consumo total, a ordem do que é mais consumido ficou assim: cerveja (63%), salgadinhos industrializados (56,5%), salgados fritos e assados (53,2%), bebidas destiladas (44,7%), pizzas (42,6%), sanduiches (41,4%), refrigerantes diet ou light (40,1%), entre outros.
Avaliação da pesquisa – Em uma rápida avaliação, o médico e vice-diretor clínico da Clínica Adventista Vida Natural, em São Roque (SP), Luiz Fernando Sella, diz que a pesquisa realizada pelo IBGE mostra que a dieta do brasileiro está cada vez mais parecida com a dos países desenvolvidos, como Estados Unidos e Europa, que atualmente enfrentam uma onda de casos de diabetes, hipertensão, obesidade e câncer. “Frutas, verduras e alimentos integrais ricos em fibras estão perdendo espaço para os enlatados, processados e refinados. O consumo de gorduras de origem animal, frituras, açúcar e guloseimas também não pára de crescer. Infelizmente, o Brasil está caminhando no mesmo rumo. Mais da metade da população brasileira adulta está acima do peso e a obesidade infantil é preocupante”, comenta.
Para Sella, uma alimentação saudável, baseada em frutas, verduras, cereais integrais, nozes, castanhas e outras proteínas de origem vegetal, em associação com atividade física regular, pode prevenir e até curar muitas doenças. “Pessoas que seguem esses conselhos têm menor incidência de colesterol alto, diabetes, hipertensão, câncer, obesidade, doenças reumáticas e transtornos mentais”, explica. [Equipe ASN, Felipe Lemos]

Nenhum comentário:

Postar um comentário