segunda-feira, 28 de março de 2011

Cuidados pessoais e fragrâncias 3

Como cuidar do cabelo



Quais são as possíveis causas dos danos aos cabelos?


• Fatores Internos


São fatores que atuam dentro da fibra do cabelo, são fatores de origem genética.


Alguns exemplos de fontes internas são:


 O conteúdo de umidade do cabelo;


 A curvatura da fibra do cabelo (tanto liso quanto o ondulado).


 Os tipos de cabelo (fino ou grosso).
 
• Fatores externos



São fatores que afetam o cabelo desde o exterior. Se pode identificar e/ ou manejar com maior facilidade do que as fontes internas.
 Processos Químicos (permanentes, colorantes/ tinturas, descolorantes, alisados, etc.).
 Ações mecânicas e térmicas sobre o cabelo (escova, chapinha, amarrar o cabelo molhado, etc.).
O meio ambiente (raios solares, vento, água salgada, água com cloro ou outro aditivo para piscina).

Quais são os problemas mais comuns que os cabelos podem apresentar?
 Queda de cabelo
 Cabelo quebradiço/ seco
 Cabelo extremamente oleoso
 Cabelo sem brilho
 Presença de caspa


O que é caspa?
A caspa é o resultado de uma disfunção do couro cabeludo. Não se relaciona com o cabelo. A caspa é produzida por causa do aumento da taxa de produção das células da epiderme (pele do couro cabeludo). Pode parar, mas é mais severa durante os meses de inverno e mais suave nos meses de verão. Ocorre por igual entre homens e mulheres.


Quais são os aspectos fundamentais que determinam a saúde dos cabelos?
Para cuidar adequadamente do cabelo, em primeiro lugar é importante reconhecer os aspectos fundamentais que determinam o estado de saúde. Estes aspectos são:
• CRESCIMENTO:

O crescimento médio de cada fibra de cabelo é de 12 mm ao mês antes de ser substituído por outra, e com o tempo e a idade, o ritmo de crescimento diminui. Se deseja manter um desenvolvimento saudável, massageie regularmente o couro cabeludo para estimular o fluxo de oxigênio e de elementos nutritivos para os folículos pilosos.


• VOLUME:
O volume do cabelo durante a adolescência começa a diminuir progressivamente para que se perca um terço do seu volume original. Mas, um bom corte ou a aplicação de produtos adequados lhe permitirá
amenizar este problema.


• COR:
A mudança da cor do cabelo é por causa da atividade das células que produzem a pigmentação. Com a idade, a produção de pigmentos diminui e mais tarde se perde. É por isso que podemos observar como a cor loiro do cabelo vai escurecendo, os cabelos de tonalidades avermelhado adquirem nuance castanhos e os de cor preto perdem os reflexos naturais.


• TEXTURA:
Durante a juventude, as glândulas sebáceas estão na máxima produção de óleos essenciais ao cabelo, mas diminui gradualmente ao passar dos anos, refletindo em um cabelo de aspecto ressecado e áspero ao tato.

• NUTRIENTES:

Um cabelo bonito é reflexo de uma boa saúde. A falta de volume, brilho e inclusive a queda de cabelo pode ser causado pela redução do consumo de óleos essenciais presente em azeites vegetais, frutos secos, pescados, etc., ou da carência de algum nutriente ou vitamina essencial para um crescimento saudável, como:
o Zinco: é indispensável para a síntese de queratina, proteínaessencial para o cabelo e as unhas. Encontrado em mariscos, pescados, fígado, carne e frutos secos.
o Vitamina A: ajuda a manter o brilho do cabelo. Encontrada nos produtos lácteos, fígado, ovos, pescado, frutas de pigmentação amarela, como cenoura, abóbora, mamão, vegetais verde escuros, como couve, espinafre.
o Vitamina do Complexo B: Ácido Pantatênico (B5), Fólico e Paraaminobenzoico (PABA). São responsáveis de restaurar a cor natural do cabelo e evitar o aparecimento da cor grisalho. A vitamina B8 e a vitamina B6 participam na síntese da cistina ou cisteína, aminoácido que representa o 15% da composição do tubo capilar. Em geral, as vitaminas do complexo B são necessárias para o crescimento do cabelo. Encontra-se em grãos, nozes, ovos, levedura, aves e pescados.
o Vitamina C: ativa e promove a síntese do colágeno. Encontra-se nas frutas cítricas.
o Ferro: Ajuda e promove a síntese do colágeno. Encontra-se no fígado, ovos, verduras, carnes, aves e mariscos.
o Selênio: Contribui a boa saúde capilar. Encontra-se na manteiga e nozes.


Quais são os passos de cuidados com os cabelos?
Recorde que o aspecto saudável do cabelo se obtém pela equilibrada combinação de: alimentação balanceada, ingestão de complementos alimentícios (minerais e vitaminas) e da aplicação de produtos adequados e especiais para seu cuidado e higiene. Para manter o cabelo limpo, saudável e bonito é necessário cortá-lo, lavá-lo, hidratá-lo, tratá-lo e penteá-lo de acordo com o estilo pessoal e o tipo de cabelo de cada pessoa. Este processo de cuidado pode sintetiza em quatro passos seguintes:
• Passo 1: Limpeza

o É o processo de remover a terra e a poeira do cabelo e do couro cabeludo.
• Passo 2: Condicionar/ Tratamento
o É aplicado específico para aumentar a maciez, o brilho e protegê-lo de danos posteriores.
• Passo 3: Corte

o É o fundamento de um penteado pessoal, que utiliza as características do cabelo para definir e favorecer o rosto. Um corte de cabelo perfeito é o principal e mais importante dos passos para um cabelo saudável. Não existe nenhum substituto para um corte de cabelo perfeito.
• Passo 4: Penteado
o Ajusta o cabelo para realçar as feições do rosto.


Dados interessantes...
• A maioria das pessoas têm de 90.000 a 150.000 folículos capilares no couro cabeludo
• O cabelo tem um período de vida de 1 a 6 anos.
• Todos os dias morrem entre 50 e 150 cabelos a medida que os novos crescem continuamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário