segunda-feira, 28 de março de 2011

Cuidados pessoais e fragrâncias 2



Que fatores que podem influenciar o envelhecimento da pele?

1) Envelhecimento Natural da Pele
O efeito natural do tempo em nosso corpo.
2) Umidade do Ambiente
Quando a umidade é baixa, rouba da pele a umidade necessária e quando a umidade é alta, faz com que as glândulas sudoríparas trabalharem mais.
3) Temperaturas Extremas
O frio intenso pode aumentar a perda de umidade da pele e o calor
excessivo, pode aumentar a transpiração como medida de proteção.
4) Vento
Aumenta o ressecamento da pele, especialmente em temperaturas
extremas.
5) Poluição
Pode obstruir os poros.
6) Sol
Os raios ultravioletas do sol ressecam, mancham e envelhece a pele.
Fatores controláveis do envelhecimento da pele.
São muitos os fatores que podem influenciar no envelhecimento da pele. Alguns fogem do nosso alcance enquanto outros podemos controlar.
1) Sono
Durante o sono a pele se regenera, produzindo células novas. Dormir o tempo suficiente é essencial para a saúde da pele.
2) Água
Tomar de seis a oito copos de água ao dia, ajuda a circulação e acelera o crescimento das células.
3) Nutrição
A alimentação proporciona as vitaminas e os minerais que o corpo necessita. Há uma relação direta entre uma pele saudável e uma boa nutrição. Consumir suplementos alimentares para apoiar uma dieta
balanceada.
4) Exercício
O exercício regular estimula a circulação e acelera o transporte sanguíneo para superfície da pele para regenerar.
5) Estresse
O estresse diário pode causar manchas, urticária, perda de cor e olheiras. Técnicas de relaxamente aliviam esses sintomas.
6) Consumo de Substância Tóxica
Fumar, ingerir álcool em excesso e alguns medicamento, podem causar linhas de expressão prematuras, ressecamento e sensibilidade na pele.

Como cuidar da pele do nosso corpo?
Para manter uma pele bonita, suave e livre de manchas, é necessário seguir uma rotina de cuidado diário que se resume em quatro passos:
1) Banho
Um elemento fundamenta para ter uma pele saudável é tomar banho diariamente com produtos que eliminem substâncias, microorganismos e impurezas da pele, sem ocasionar danos para pele.
2) Hidratação
É importante ajudar a recuperar e restabelecer a umidade da pele, utilizando produtos que permitem recuperar a umidade.
3) Aplicar Desodorante
Depois de cada banho, é essencial aplicar um desodorante que proteja contra o mal cheiro do suor.
4) Proteção Solar
Aplicar um protetor solar é vital para o cuidado e saúde da pele. Este é um passo que deve considerar antes de expor as radiações solares, bem como na cidade, na praia ou na montanha.

Como o sol afeta a nossa pele?
O sol é fonte de saúde e beleza que atua estimulando todo o metabolismo, incluindo desde o ponto de vista psíquico, já que tem a capacidade de produzir um efeito positivo em nossa mente, ao proporcionar em curto prazo uma agradável sensação de bem estar.

Como estes raios nos atingem?
Ao expor a pele ao sol, esta absorve os raios ultravioletas
UVA, UVB e UVC:

UVA:
Estão presentes durante todo o dia, são os de maior intensidade. Penetra profundamente nas camadas da pele, alcançando a dermi. Causando danos à saúde.

UVB:
Estão presente das 10:00 às 16:00. Sua intensidade é menor. Não penetra tão profundamente na pele quanto à radiação UVA, alcançando a epiderme e a parte superior da derme.
UVC:
São os mais perigosos, mas são absorvidos pela camada de ozônio. Porém, em algumas regiões esta camada de ozônio há buracos, assim deixando os raios UVC ultrapassar e atingindo nossa pele.

O que são filtros de proteção solar (FPS)?
Os raios solares não podem ser tachados de prejudiciais na forma absoluta por serem fontes de radiações solares, levando aos efeitos negativos. Daí a importância dos Filtros Solares, cujo a incumbência é permitir o bronzeado evitando as moléstias, que são conseqüência de um excesso de exposição aos
raios UV e prevenir seus efeitos adversos. O FPS indica o tempo que uma pessoa ao aplicar pode expor ao sol sem que este chegue a danificar sua pele. Uma das conseqüências mais freqüentes da exposição excessiva e sem proteção adequada frente ao sol, são as queimaduras solares. Um FPS 30 absorve mais que 95% dos raios UVB que chegam a pele; os produtos que contém um FPS superior a 20, são denominados bloqueadores.

Recomendações ao se expor ao sol.
Se recomenda evitar sol das 10:00 às 16:00, período na qual os raios ultravioletas do tipo B são mais agressivos, atingindo a superfície da terra em 80%. Pessoas de peles brancas ou quando houver exposição mínima ao sol ou quando as características climáticas não forem extremas e que desejam um bronzeado gradual, devem utilizar produtos com
FPS 15. Pessoas com a pele delicada ou quando houver exposição permanente ao sol ou quando as características climáticas forem intensas devem aplicar um FPS 30.

Como cuidar da pele

Nenhum comentário:

Postar um comentário