segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Uma atenção sobre a sua nutrição e estilo de vida

Por que cuidar da nossa saúde?

É óbvio que nossa saúde condiciona nossa qualidade de vida!

Conscientes desta afirmação, atualmente cada vez mais pessoas no mundo todo assumem uma postura ativa na hora de cuidar da saúde. Muitas delas passaram a dar mais atenção a sua nutrição e estilo de vida, combinando uma boa alimentação com exercícios físicos, descanso adequado e uma atitude mental positiva para manter uma vida saudável e produtiva.

Como manter um estilo de vida saudável?


Não é difícil, requer disciplina e constância, o que se converte em um hábito na medida em que constatamos resultados positivos. O bom rendimento diário, altos níveis de energia, melhores defesas e uma aparência saudável, são só algumas das mudanças que você verá.  Está em nossas mãos e ao nosso alcance cumprir os objetivos para melhorar nossa saúde e qualidade de vida.

Existem diversas maneiras de cumprir esta tarefa sem grandes complicações:

.Praticar exercícios físicos.
.Dormir um tempo suficiente.
.Não fumar.
.Consumir bebidas alcoólicas com moderação.
.Controlar o estresse.
.Fortalecer nossa auto-estima.
.Ter boas relações interpessoais.
.Pensar de forma positiva e otimista, dando um sentido à vida.
.Manter uma alimentação completa e balanceada.

Este último ponto é essencialmente importante para nossa vida. Para manter suas funções vitais, nosso corpo precisa assimilar e processar adequadamente os nutrientes contidos nos alimentos. Neste sentido, cada pessoa precisa elaborar uma dieta que se adapte a sua idade, condições especiais e seus hábitos cotidianos.

O que é nutrição?


Frequentemente confundimos os conceitos de alimentação e nutrição. E estes conceitos, embora estejam intimamente relacionados, são bem diferentes.
- A ALIMENTAÇÃO refere-se ao ato de comer, a forma como o indivíduo fornece ao organismo as SUBSTÂNCIAS OU ALIMENTOS necessários para sua nutrição, crescimento, manutenção e fornecimento de energia.
- A NUTRIÇÃO está relacionada com a maneira como o organismo utiliza as substâncias nutritivas ou nutrientes dos alimentos para funcionar corretamente. A nutrição, enquanto ciência, tem como propósito fundamental permitir aos indivíduos uma vida mais saudável a partir do conceito de qualidade de vida.

O que são alimentos?

Os alimentos são produtos naturais ou industrializados que contêm uma combinação de substâncias nutritivas e podem ser ingeridos ou assimilados pelo organismo para seu crescimento, desenvolvimento e a manutenção de suas funções vitais.

Existem dois TIPOS DE ALIMENTOS:

- ALIMENTOS IN NATURA, como por exemplo: leite, ovo, carne, frutas e verduras.
- ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS, bolachas, leite em pó, enlatados, frios, entre outros.

O que são nutrientes?


São as substâncias nutritivas contidas nos alimentos, as quais são necessárias ao correto funcionamento do organismo.

Classificam-se em dois grupos:

- MACRONUTRIENTES: são os elementos nutritivos presentes nos alimentos, em grandes quantidades. Incluem proteínas, carboidratos, gorduras e água.
- MICRONUTRIENTES: estão presentes nos alimentos em pequenas quantidades. Incluem vitaminas, minerais e outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário