sábado, 21 de janeiro de 2012

Energize-se... A alimentação é a base

Uma nutrição saudável gera o combustível que nosso corpo transforma em energia necessária para nossas atividades diárias: produzir calor e regenerar músculos, ossos, cabelo, entre outros.
Formas e fontes naturais para se obter energia
1. Alimentação saudável e balanceada: consuma pelo menos 5 porções  de frutas e verduras de cores distintas todos os dias para obter todos os fitonutrientes, vitaminas e minerais necessários para a transformação dos alimentos em energia, além disso, assegure-se de incluir proteínas em todas as suas refeições.
2. Limite o açúcar e a cafeína: estimulantes como o açúcar e o café devem ser consumidos com moderação.
3. Durma bem: uma boa noite de sono é garantia de um dia com muita disposição.
4. Exercite-se adequadamente: todos os extremos são prejudiciais. Mantenha uma rotina adequada de exercício que restaure seu nível de energia e exercite-se ao menos três vezes por semana.
5. Mantenha a estabilidade emocional:  evite o estresse e a insônia, isto o ajudará a ter o nível adequado de energia.
6. Equilibre o trabalho e o descanso: se trabalha muito ou tem um trabalho estressante, tente passar mais tempo com a família e os amigos.
7. Suplementos: ter uma dieta adequada nem sempre nos garante as quantidades necessárias de vitaminas, minerais e fitonutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo. Por essa razão, quando necessário, você pode complementar sua alimentação diária com suplementação.
8. Observe se há alimentos que você é intolerante ou alérgico: os mais comuns são o trigo (glúten) e o leite, que podem causar indisposição entre outros sintomas.
9. Faça acompanhamento de sua saúde: consulte um médico regularmente para monitorar sua saúde e descartar qualquer doença que possa afetar o seu bem estar, como por exemplo a anemia, que pode lhe trazer cansaço e desânimo.
Consiga a energia suficiente com uma nutrição adequada e suplementação
Vitaminas: por si só não produzem energia, mas são elementos indispensáveis para transformar os alimentos em energia, especialmente as vitaminas do complexo B, que podem ser encontradas nos vegetais de cor verde-escuro como brócolis, acelga e o espinafre, assim como nos cereais e leguminosas.
Estresse: o estilo de vida atual, cada vez mais agitado e sem tempo para relaxar, causa uma diminuição no nosso nível de energia e um debilidade em nosso sistema imunológico.
O melhor para manter sua energia: alimentar-se bem, estar ativo e sobretudo, consumir todas as vitaminas necessárias para a produção de energia. Para isso, recomenda-se o consumo diário de multivitamínicos para complementar a sua alimentação e fornecer todos os nutrientes que o seu corpo precisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário